Os cistos pilonidais são uma condição relativamente comum que pode ser bastante desconfortável e dolorosa para quem sofre com isso. Se você recebeu recentemente um diagnóstico de cisto pilonidal, é importante entender o que é essa condição, o que a causa e quais são suas opções de tratamento.

O que é um cisto pilonidal?

A doença  pilonidal é semelhante um cisto que se desenvolve ao longo do cóccix, muitas vezes perto do topo das nádegas. Esses cistos geralmente contêm pelos, restos de pele e outros materiais que ficaram presos sob a pele. 

Os detritos presos podem causar uma infecção, levando à formação de um abscesso doloroso.

Causas cisto pilonidal

A causa exata dos cistos pilonidais é desconhecida, mas existem várias teorias sobre o motivo pelo qual eles se desenvolvem. Alguns estudos sugerem que a condição pode ser causada pelo atrito dos pelos locais com a pele, o que pode levar a irritação e inflamação na área.

Fatores de risco

Algumas pessoas podem ser mais propensas a desenvolver cistos pilonidais devido a certos fatores de risco. Esses incluem:

Sintomas cisto pilonidal

Os sintomas de um cisto pilonidal podem variar dependendo da gravidade da condição. Algumas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma, enquanto outras podem apresentar:

Diagnóstico cisto pilonidal

Se você suspeitar que tem um cisto pilonidal, procure ajuda médica para um diagnóstico adequado. O profissional realizará um exame físico e poderá solicitar exames de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética, para obter uma visão melhor do cisto.

Tratamento

Existem várias opções de tratamento disponíveis para cistos pilonidais, dependendo da gravidade da condição. Alguns casos leves podem ser tratados com medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, enquanto casos recidivantes podem exigir cirurgia.

Tratamento caseiro

Se o cisto pilonidal for leve, você poderá tratá-lo em casa até conseguir atendimento médico com as seguintes ações: 

Mantenha a área limpa e seca. Lave a área com água e sabão neutro e seque com uma toalha limpa.

Você também pode aplicar compressas mornas e colocar um pano quente e úmido sobre o cisto por 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia, ou realizar banho de assentos com água morna em uma bacia. Isso pode ajudar a reduzir a dor e promover a drenagem.

Além disso, o uso de analgésicos e antiinflamatórios de venda livre podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Tratamento cirúrgico

Se o seu cisto pilonidal apresentar complicações a opção de tratamento deve ser a cirurgia. Existem várias opções cirúrgicas disponíveis, incluindo:

Incisão e drenagem

Tipo de cirurgia indicada quando há formação de abscesso no custo (coleção de pus) e  o profissional médico fará uma pequena incisão no cisto, para drenar o fluido. Isso é geralmente feito em consultório médico sob anestesia local.

Procedimentos com Laser

Pode ser realizado o tratamento da doença pilonidal com o laser de diodo, através da curetagem do tecido e cauterização com o laser, de dentro para forma, promovendo uma recuperação e cicatrização mais rápida. Também é realizado geralmente no hospital, com anestesia (raquianestesia e sedação).

Excisão

Nesse procedimento, o cisto sofrerá uma excisão no tecido circundante, para que seja removido.  Geralmente este procedimento é realizado no hospital com anestesia (raquianestesia e sedação). 

Procedimentos de retalho

Esse procedimento consiste em usar um retalho de tecido próximo para cobrir a ferida após a remoção do cisto. Isso pode ajudar a promover a cicatrização e reduzir o risco de recorrência.

Dicas de como prevenir o cisto pilonidal

Embora a causa exata dos cistos pilonidais seja desconhecida, existem várias etapas que você pode seguir para reduzir o risco de desenvolver essa condição desconfortável, confira algumas dicas:

Mantenha a área limpa e seca

Os cistos pilonidais são geralmente causados por pelos presos e detritos sob a pele, sendo importante manter a área limpa para reduzir o risco de infecção, por isso, é fundamental lavar a área com sabão neutro e água, e em seguida secar com uma toalha limpa. A depilação a laser tem se mostrado benéfica em evitar recorrência da doença, com necessidade de pelo menos 10 sessões.

Evite ficar sentado por muito tempo

Ficar sentado por longos períodos pode exercer pressão sobre a área do cóccix, aumentando o risco de irritação e inflamação. Se você tem um trabalho sedentário, tente pausar e caminhar a cada hora ou mais.

Mantenha um peso saudável

Estar acima do peso ou obeso pode aumentar o risco de desenvolver cistos pilonidais. Comer uma dieta saudável e equilibrada e fazer exercícios regulares pode ajudá-lo a manter um peso saudável e reduzir o risco de desenvolver essa condição.

Evite roupas apertadas

Usar roupas apertadas pode aumentar a pressão e o atrito na região do cóccix, aumentando o risco de irritação e inflamação. Escolha roupas soltas e confortáveis que permitam a respiração da pele.

Pratique uma boa higiene

Manter a área limpa e seca é importante, mas também é importante evitar compartilhar toalhas ou roupas com outras pessoas para reduzir o risco de infecção. 

Ao tomar essas medidas para prevenir os cistos pilonidais, você pode reduzir o risco de desenvolver essa condição desconfortável e desfrutar de uma melhor saúde e bem-estar geral. 

Se você desenvolver um cisto pilonidal, consulte sua proctologista para um diagnóstico e plano de tratamento adequados.

Dra. Amanda Lima

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições