Fissura Anal

A fissura anal é um ferimento na região anal causado por trauma local, muitas vezes por fezes endurecidas. Os principais sintomas são dor às evacuações e sangramento anal em pequena quantidade, por exemplo, ao passar o papel higiênico.

Ela pode ser classificada em: 

  • Fissura Anal Aguda: Caracterizada por dor intensa local. O tratamento geralmente é clínico, com analgesia e pomadas e melhora da consistência das fezes.
  • Fissura anal crônica: Ocorre quando a fissura não cicatriza, com sintomas pelo menos há 6 semanas e geralmente há associação com outros sintomas como plicomas e papilas hipertróficas. Pode ser tratada com agentes tópicos que causam o relaxamento do esfíncter anal, aplicação de botox ou cirurgia. O tratamento cirúrgico é individualizado e devemos avaliar fatores como tônus do esfíncter anal e fatores de risco para incontinência anal – como partos vaginais, cirurgias orificiais prévias, doenças associadas.
Dra. Amanda Lima

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições